1 2 3 6

Em algum momento você já se viu tendo que forçar a visão para enxergar algum texto que estava lendo? Ou para realizar alguma tarefa minuciosa? O contrário também é valido: já esteve em um ambiente em que o brilho é tão grande que falta pouco para termos que usar óculos de sol? Essas situações, além de desconforto, podem gerar um consumo desnecessário de energia. Um projeto luminotécnico é a solução perfeita para solucionar os problemas citados acima.

Por isso, nesse artigo abordaremos 3 pontos principais acerca desse tema: o que é um projeto luminotécnico e suas vantagens, a eficiência dos equipamentos e os cálculos para determinar o número de lâmpadas e como elas serão dispostas no ambiente.

O que é um projeto luminotécnico?

Um projeto luminotécnico consiste no dimensionamento e posicionamento corretos das lâmpadas de um ambiente. Contudo, ao contrário do que o nome sugere, a luminotécnica não trata somente da iluminação em si, mas também da disposição dos ambientes, distribuição dos moveis, cores das paredes, aproveitamento da luz solar, entre outros, de forma a proporcionar claridade suficiente e economia de energia.

Quais são as vantagens de um projeto luminotécnico?

Primeiramente, o projeto conta com um dimensionamento de acordo com as especificações de cada local. Com isso, evitamos vários problemas de longo prazo, como a má iluminação de ambientes, o mal aproveitamento da luz natural e até mesmo os gastos extras com a conta de energia devido a lâmpadas em excesso ou de má qualidade.

Melhorando a eficiência energética do ambiente

Muitos receios podem surgir sobre os gastos na substituição de sistemas de iluminação antigos. Porém, precisamos entender que sistemas novos, com menor consumo de energia e maior tempo de vida útil geram uma economia no final do mês. Com isso, os gastos na execução de um projeto acabam sendo compensados.

Como exemplo, uma das formas de aproveitar os recursos da melhor maneira é substituir lâmpadas incandescentes por lâmpadas de LED, pois estão em alta atualmente por apresentarem maior duração se compararmos com outros tipos de lâmpadas. Além disso, a eficiência e luminosidade também são outros pontos positivos.

Disposição de ambientes e iluminação

O profissional gestor é responsável por, além de elaborar o projeto, realizar os cálculos necessários e recolher os dados do ambiente. Fatores importantes a serem considerados no projeto são o consumo de energia, a quantidade de luz ideal e questões de segurança do local.

Além disso, outras variáveis são incluídas no cálculo, como o uso que será feito dos ambientes, já que a iluminação de uma sala de aula é diferente da iluminação necessária para uma sala de máquinas, por exemplo.

Também, os cálculos luminotécnicos são personalizados para cada cômodo ou ambiente, já que cada um deles tem necessidades de iluminação diferentes.

Conclusão 

Diante disso, percebemos que a iluminação dos ambientes que frequentamos é mais importante do que muitos pensam. Apesar disso, muitas pessoas ainda desconhecem a luminotécnica, mesmo que seja algo comum no dia-a-dia.

Ficou interessado no assunto? Acha que seu estabelecimento precisa de algumas mudanças na iluminação? Entre em contato com a C2E! Oferecemos uma solução personalizada para cada tipo de cliente e ficaremos felizes em atender você!