Publicado em

Horário Ponta e Fora Ponta: Como isso reflete na Fotovoltaica?

Muito se tem discutido, recentemente, acerca da geração de energia fotovoltaica, pois o Brasil vem se tornando referência neste setor, batendo recordes de geração em 2023. Os consumidores do grupo A têm muitas dúvidas a serem sanadas, e neste artigo iremos tratar de um tema que causa muitas incertezas entre eles. Você sabe que é Horário Ponta e Fora Ponta? como isso afeta a fatura de energia quando se tem uma fotovoltaica? não? O objetivo deste artigo é justamente, destrinchar isso,  para cessar de vez com essas dúvidas. Vamos começar com alguns conceitos importantes.

Grupo A, quem são?

Grupo A é a denominação dada para os consumidores que recebem energia com tensão igual ou superior a 2,3 kV. Está dividido em subgrupos de tensão, sendo eles:   A1, A2 e A3, formados pelos consumidores de alta tensão, A3a e A4, composto por consumidores de média tensão e, por último, o subgrupo AS, constituído pelos consumidores com sistema subterrâneo de distribuição.

O que é Horário Ponta e Fora Ponta?

Os termos HFP e HP derivam da necessidade de explicar a variação de demanda de energia durante o dia. Horário de ponta (HP) é o momento em que o sistema elétrico tem uma maior demanda, na maior parte das distribuidoras  sendo entre  18:00 e 21:00.  Os demais  horários são  horários fora de ponta (HFP), quando a demanda de energia é mais baixa. Com isso a concessionária cobra taxas diferentes,  dependendo do  horário, de  acordo com o consumo, sendo uma taxa mais elevada em horários de ponta e menores  nos horários fora de ponta.

Para quais consumidores do grupo A  isso se aplica?

          Para os  consumidores do grupo A estão disponíveis duas opções de enquadramento tarifário,  a  horo sazonal Azul  e a horo sazonal verde. Em ambos os casos, os consumidores precisam especificar a quantidade de demanda que irão consumir durante o mês, podendo ser aplicada uma multa se o consumo exceder em mais de 5% do valor especificado.

Os consumidores da  tarifa  horo sazonal azul devem especificar duas demandas: uma para horário de ponta e outra para o horário fora de ponta, pois energia tem taxas diferentes dependendo do horário do consumo. Os subgrupos A1, A2 e A3, que têm maior tensão, devem adotar essa tarifa, enquanto nos demais consumidores do grupo A (A3a, A4 e AS), ela é opcional. No entanto, a tarifa horo sazonal verde apresenta uma taxa de valor único para a demanda contratada, independente do porto tarifário (HP e HFP). Entretanto, essa tarifa é aplicada apenas aos consumidores pertencentes aos subgrupos A3a, A4 e AS do grupo A.

calculo fator de ajuste

Em que isso vai afetar minha fotovoltaica

Avaliar o consumo HP  é muito importante para o dimensionamento de um sistemas fotovoltaico, pois  neste  sistema  a maior parte da energia é gerada no HFP, em que a tarifa de energia aplicada pela distribuidora é menor. Por conta deste fator,é necessário  fazer uma compensação na geração em HFP, para suprir o gasto de energia no  horário de ponta (HP). Para isso, é aplicado um  fator de ajuste, que é a divisão da Tarifa de Energia do posto tarifário em que a energia foi gerada. No caso HFP ( relativo a energia solar),  pela Tarifa de energia  do horário a ser compensada (HP). Por exemplo, utilizando os valores da RGE do Grupo A4 Verde como referência, a tarifa de energia  no HFP é de R$ 0,27066/kWh e a tarifa de energia no HP é de R$ 0,43786/kWh. Nesse caso, temos que:

Isso significa que a cada 1 kWh gerado no HFP, haverá compensação de  0,6181 kWh no HP. Por esse fator a importante dimensionar o sistema fotovoltaico com especial atenção ao perfil de consumo no HP.

E se o sistema não for bem dimensionado?

Se o sistema fotovoltaico não for bem dimensionado, para que a produção no HFP supra o consumo do HP. O consumidor pode não conseguir a economia que deseja. Por esse fator, é de suma  importância  que  o dimensionamento seja feito de forma correta, pois , para arrumar o sistema depois de pronto. Isso pode sair muito caro e, em alguns casos, é necessário trocar quase todo o sistema. Por isso, não dá para dar bobeira. Você deve escolher corretamente a empresa que irá fazer o seu projeto, para não ter um problema como esse.  Faça seu projeto fotovoltaico com quem entende do assunto, conheça a c2e e evite dores de cabeças futuras. Não perca tempo entre em contato conosco  pelo  E-mail: consultoriac2e@gmail.com e faça uma avaliação gratuita sem compromisso, personalizada para sua realidade.

Compartilha: