Ao analisar a fatura de energia elétrica de uma empresa é possível observar diversos fatores que impactam no valor total. Dois destes, que muitas vezes são confundidos, são a demanda e consumo. Todavia, estes correspondem a conceitos muito distintos, e cobram-se de forma diferente. Dessa forma, nesse post buscaremos esclarecer a diferença entre consumo e demanda, e como você pode diminuir seus custos com energia baseado neles.
O que é o consumo de energia?
Primeiramente, o consumo é um termo geralmente mais conhecido e fácil de se entender. Basicamente. é toda a energia que um equipamento usa. Medimos o consumo em kWh e cobra-se a tarifa mensalmente. Então você paga sua conta de luz a partir de quantos kWh você consumiu.
O que é demanda
Para facilitar o entendimento de demanda vamos usar uma metáfora. Imagine uma torneira de água, ela tem uma vazão de água que depende de seu tamanho. Você pode demandar tanta água quanto a torneira suporta fornecer. Se você usar mais água que a torneira suporta, terá problemas e possíveis danos, e terá prejuízos financeiros. Com a sua conta de luz temos um cenário parecido, onde a água representa o seu consumo elétrico, e a torneira sua demanda. A demanda contratada seria o quanto a torneira consegue deixar passar água e caso demandasse mais energia que o contratado seria pago uma multa pelo excesso.
Demanda é a potência total necessária para o funcionamento dos equipamentos de uma empresa. A medição da demanda é feita em um intervalo de 15 minutos. É a energia necessária para operar durante um curto intervalo de tempo.
E uma indústria possui uma potência instalada que corresponde à soma de todas as potências, e para que seja possível ter vários equipamentos funcionando ao mesmo tempo se faz necessário uma demanda da potência. Será necessário uma quantidade de energia em um intervalo de tempo, que é a demanda.
Demanda contratada, faturável e ultrapassada
Somente os consumidores da alta tensão pagam a demanda, ou seja, do grupo A. Existem diferentes tipos de demanda:
Demanda contratada: O contrato com a concessionária fornecerá estrutura para essa demanda que você solicitará e cobrará um valor fixo por isso. O valor deverá ser pago integralmente, tendo usado toda a demanda, ou não. Todavia, algumas vezes a demanda contratada não é a mais adequada.
Demanda faturável: Será sobre a demanda faturável que será paga a conta de energia. A demanda faturável é a demanda máxima medida dentro do período de pagamento da fatura.
Demanda ultrapassada: Quando a demanda faturada exceder a demanda contratada, haverá uma multa muito cara pelo excesso de demanda. Existe uma tolerância de 5 %, caso a demanda faturada seja 5 % maior que a contratada ainda não pagará multa.
Demanda ideal: Às vezes a demanda contratada não corresponde àquela que minimiza os custos de energia. Comumente a demanda contratada é muito maior que a demanda faturável, com isso o cliente ultrapassa a demanda e paga altas multas, gerando prejuízos.
Também há os casos onde a demanda contratada é muito baixa, causando um prejuízo pois o cliente poderia estar pagando uma taxa menor para a demanda contratada, pois parte da demanda contratada não está sendo utilizada.
Como se cobra a conta de energia
Como vimos anteriormente, consumo e demanda são muito diferentes e, portanto, cobram-se de forma distinta.
O consumo é cobrado para todos os grupos tarifários, com base na energia total consumida pela empresa no mês. Essa energia, medida em kWh, é cobrada a partir de uma tarifa por unidade de kWh consumido. Assim, quanto maior o consumo, maior será o valor cobrado.
A demanda, por sua vez, só cobrada do grupo tarifário A. Como já vimos, sua cobrança é baseada no valor da demanda contratada, e é cobrada independente do consumo.
Por exemplo, se uma empresa contrata 100 kW mas demandou 80 kW, o valor a ser pago será sobre os 100 kW. E caso essa mesma empresa demandar 120 kW, ela irá pagar a tarifa dos 100 kW contratados, mais uma multa de ultrapassagem sobre os 20 kW excedentes.
Como descobrir a demanda ideal
Por isso, é muito importante entender a diferença entre demanda e consumo e saber se está contratando a demanda ideal.
Assim, é muito importante fazer uma análise das tarifas e verificar o valor ideal da demanda, economizando com a conta de energia, pois as multas de ultrapassagem são muito caras e causam prejuízos que podem ser contornados.
Quer saber se a sua indústria ou negócio está gastando mais do que o necessário? A C2E pode fazer uma análise gratuita para você! Entre em contato pelo e-mail consultoriac2e@gmail.com ou pelo telefone (43) 99126-1595.