Publicado em Leitura: 5 min.

Energias Alternativas: Fotovoltaica

A energia limpa deve ganhar uma atenção maior das grandes produtoras de eletricidade. Conheça sobre a energia solar fotovoltaica.

Energia alternativa solar fotovoltaica

A produção de energia elétrica ao redor do mundo é, na maioria das vezes, muito poluente. Dia após dia, milhares de toneladas de dióxido de carbono e de outros gases poluentes são lançados à atmosfera, os quais contribuem para o aumento de problemas ambientais, principalmente o aquecimento global. Além disso, pode-se dizer que uma grande parcela dessa poluição é provida através das gerações energéticas poluidoras.

Por isso e mais alguns outros motivos que serão apresentados no decorrer do texto, a energia alternativa (limpa) deve ganhar uma atenção maior das grandes produtoras de eletricidade. Ela engloba todo tipo de energia que não consome combustível fóssil. As fontes alternativas, em sua maioria, são renováveis, ou seja, são praticamente inesgotáveis e causam nada ou pouca poluição.

Benefícios do uso de fontes alternativas de energia:

  • Muitas são renováveis e menos poluidoras;
  • Geram uma enorme economia, apesar de o sistema renovável demandar um maior investimento inicial;
  • Maior quantidade de fontes energéticas, o que tira a dependência de alguns recursos de fontes tradicionais que podem ser controladas por cartéis ou outros países.
  1. Como se pode concluir, existem muitos benefícios em investir neste modelo de geração. Entretanto, o Brasil ainda usa pouco as fontes sustentáveis de energia. Podemos observar também que o nosso país utiliza a energia hídrica como predominante.

Ainda que essa seja considerada uma fonte alternativa, uma maior variedade de fontes renováveis seria o ideal, pois caso ocorra algum impasse com essa matriz energética, existirá outras fontes que não deixariam o país cair em uma crise energética.

 

 

Além disso, vale a pena destacar que por existirem muitos tipos de fontes renováveis, deve-se realizar um estudo de viabilidade a fim de identificar qual fonte será mais benéfica e eficiente para determinado país ou região.

No caso do Brasil, a energia solar ganha um destaque, pois é um dos países com maior incidência solar do planeta como pode ser observado na imagem abaixo.

Mapa da incidência solar no mundo

Mapa da incidência solar no mundo

energia solar fotovoltaica é a energia elétrica produzida a partir da luz solar, e sua geração acontece mesmo em dias nublados ou chuvosos. Quanto maior a incidência solar, mais energia é produzida.

Este método de conversão energética apresenta como grandes vantagens:

  • Sua extrema simplicidade;
  • Curtos prazos de instalações;
  • Confiabilidade econômica;
  • Baixa manutenção;
  • Pouca poluição

O preço para implementar um sistema fotovoltaico em sua casa pode ser um pouco caro de início, porém a eficiência será constatada, e com o passar do tempo, o gasto será convertido em economia na conta de luz. No caso da geração em larga escala, a energia solar é mais barata que a convencional.

Como é produzida a energia solar?

O processo de conversão da energia solar utiliza células fotovoltaicas. A luz incidente sobre uma célula faz com que os elétrons do material entrem em movimento, criando uma diferença de potencial, e por consequência, gerando eletricidade (efeito fotoelétrico).

A energia solar está tendo um crescimento global muito acentuado, especificamente depois de 2012. Essa é a fonte alternativa que tem mais chance de ocupar um grande espaço no mercado de geração de energia no futuro. Em 2017 foram adicionados quase 100 GW de energia solar fotovoltaica no mundo, o que equivale a mais de 7 usinas hidrelétricas de Itaipu. Os maiores produtores foram a China (45% do total mundial), Estados Unidos (19% do total global) e Japão (11% do total).

Evolução de capacidade instalada e energia solar gerada

Evolução de capacidade instalada e energia solar gerada

Potencial da energia fotovoltaica no Brasil:

O país possui um grande potencial para gerar eletricidade a partir do sol. Como comparação, podemos destacar que no lugar com menor incidência solar no Brasil é possível gerar mais eletricidade solar que na melhor região Alemanha para essa finalidade.

Porém, o baixo potencial instalado não consegue suprir energia por muito tempo para uma cidade. Em relação à Europa, o Brasil possui muito mais incidência solar, entretanto, a Europa possui instalados mais de 100 GW de energia fotovoltaica enquanto aqui possuímos um pouco mais de 1GW instalado.

Apesar disso, já se pode notar um crescimento do uso da energia fotovoltaica em várias regiões do Brasil, principalmente em locais mais ensolarados, além dos projetos para o futuro. Isso é muito importante, pois o governo percebeu a importância dessa fonte para a economia e também ao meio ambiente.

É importante mencionar que a C2E trabalha com o sistema fotovoltaico. Através de estudos de viabilidade feitos por nós, é possível saber se vale ou não a pena a implementação desse sistema em determinado condomínio ou residência.

Além disso, conseguimos saber o quanto esse sistema trará de economia na conta e muito mais. Entre em contato conosco para saber um pouco mais sobre essa fonte de energia e quais benefícios ela pode trazer para a sua empresa, estabelecimento ou residência.

Compartilha:

C2E
C2E Empresa Júnior de Consultoria em Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Santa Catarina
c2e.eel@gmail.com + 55 48 3721-7509 LinkedIn
Arthur Burigo Antunes
Arthur Burigo Antunes
LinkedIn