Publicado em Leitura: 5 min.

Eficiência de equipamentos eletrônicos

Neste post veremos que as vezes o barato sai caro, e que é sempre bom atentar aos detalhes técnicos dos seus equipamentos eletrônicos para sua economia.

Somos consumidores e por esse fato sempre devemos atentar a detalhes do seu consumo para se ter maior economia, certo? Por exemplo, quando for comprar um pão, você analisa dados como a temperatura, o formato e o tamanho para decidir se vale a pena ou não pagar o preço estipulado.

Assim, para sua demanda elétrica não é diferente. Logo, além de práticas, é importante sempre manter o olhar nos dados de seus equipamentos, pois alguns deles podem estar consumindo mais do que retornando em valor para você. E, conforme aquela velha frase, as vezes o barato na compra sai caro, e a longo prazo pode se tornar um baita de um prejuízo. Vejamos o por quê.

No que devemos atentar em um equipamento elétrico no quesito economia?

Quando medimos a eficiência de um equipamento elétrico a primeira coisa que é necessária a se ver é a potência de uso da mesma. Por exemplo, equipamentos como geladeiras e ar condicionados tendem a consumir bastante energia, em contraste por exemplo com lampadas e carregadores que gastam menos. Assim, existe uma tabela de economia de energia que padroniza a faixa de rentabilidade elétrica desses aparelho; o Selo Procel de Economia de Energia.

Fonte: Mundo da elétrica

Nessa tabela há todos os dados necessários tais como tensão de funcionamento, eficiência energética, potência usada e entre outros. Mas o que mais chama atenção é faixa de eficiência. A eficiência elétrica  se consiste na energia que é retornada em valor (calor no caso de um fogão elétrico ou luz no caso de uma lâmpada) sobre a energia consumida em geral. Nesse caso, quanto mais perto do A, mais econômico, consequentemente quanto mais longe menor.

Logo, é fundamental atentar não só ao preço de compra, e sim o preço que ele gerará a longo prazo, pois esses equipamentos tendem a ter uma boa vida útil. Em algumas circunstâncias, uma pequena diferença de preço de compra significa diferenças enormes a longo prazo. Fato esse ainda mais recorrente em equipamentos de alto consumo ou os que usamos em grande quantidade. Isso se deve ao fato da diferença entre os mesmos tipos de aparelhos terem dimensões energéticas maiores, ou pequenas muitas diferenças (caso de lâmpadas).

Fonte: BTG Pactual Digital

Então, sempre que for comprar um equipamento ou na hora de decidir algum, sempre pesquisar bastante. Nesse caso, não só a eficiência, é claro, mas também a qualidade. Ninguém quer ter o desprazer de comprar um ar condicionado que não esfria.

Referências

Como funciona a tabela de eficiência energética do INMETRO? Disponível em: https://www.mundodaeletrica.com.br/como-funciona-a-tabela-de-eficiencia-energetica-do-inmetro/. Acesso em 02 jun, 2020.

Veja mais:

Por que os combustíveis fósseis estão ultrapassados. https://c2e.com.br/por-que-os-combustiveis-fosseis-estao-ultrapassados/.

Construções Sustentáveis: Reciclagem da água pluvial.  https://c2e.com.br/construcoes-sustentaveis-reciclagem-da-agua-pluvial/

Compartilha:

Guilherme Narciso Lee
Guilherme Narciso Lee Trainee Técnico em Eletrônica e Graduando em Engenharia Elétrica
narcisolee2002@gmail.com (92) 99214-7976 LinkedIn