Publicado em Leitura: 5 min.

Construções Sustentáveis: Reciclagem da água pluvial

Nesse post veremos como e por que reciclar água da chuva é um trabalho ecológico e com retorno econômico inimagináveis. Material feito em parceria com a EPEC (UFSC).

Desde o inicio da história dos seres vivos a água teve um papel primordial para a que se construísse todos os pilares da biosfera que conhecemos hoje. Assim, ela essencialmente fez parte de nossos processos agrários e industriais seja diretamente ou indiretamente, durante todas as eras de nossa epopeia como seres.

Porém, ultimamente tem se discutido muito sobre o seu uso e seu desperdício tendo, em vista recorrentes secas e crises hídricas que temos vivendo ultimamente. Exemplificando a informação anterior, entre 2014 e 2016 a região sudeste teve crises de abastecimentos sérios, tendo o Sistema Cantareira como maior expoente. Isso se deve muito por causa do desmatamento da mata ciliar e do uso exagerado e indiscriminado da água disponível. Logo, a sua preservação como recurso intransponível e a garantia que a mesma dure por mais incontáveis gerações depende, principalmente da espécie que mais a usa, e cada ação mesmo que pequena conta.

Fonte: O Eco

Tendo em vista uma dessas soluções pra economia de água, a captação da mesma de origem pluvial (ou seja, da chuva) se torna extremamente viável por conta de sua simplicidade e benefícios e por ser adaptável ao nosso cotidiano. Porém… quais são eles mais especificamente?

No que se baseia o sistema de captação de água?

Primeiramente para discutirmos o uso desse novo recurso devemos entender como o mesmo se fundamenta. Pra ser mais simplista, o sistema de aproveitamento de água de chuva para consumo não potável consiste de um conjunto de elementos, de tecnologia relativamente simples e econômica, que objetiva captar e armazenar a água de chuva para uso futuro. O sistema é composto por: área impermeabilizada de captação, calhas e condutores verticais, filtro autolimpante, reservatório de descarte da água de limpeza do telhado (água da primeira chuva), reservatório de armazenamento e tratamento da água.

Entendi, mas… Como ele funciona?

Fácil! A água proveniente da chuva é captada pelas calhas e direcionada para um filtro. A partir dali ela segue para uma cisterna, onde fica armazenada. Quando ela estiver cheia, uma parte da água coletada é automaticamente descartada. Para ser utilizada, a água da cisterna é levada por meio de um bombeamento para uma nova caixa, onde passa por mais um sistema de filtragem. A partir daqui ela está pronta para o uso em descargas, regadores de jardim, lavagens de carro e demais usos secundários. Não disse que era simples?

Fonte: Sempre Sustentável

Legal! Mas vale a pena mesmo instalar em meu domicílio?

Com certeza! A lista de benefícios é enorme, e por causa do custo de instalação não ser muito caro, de longe é rentável. As vantagens incluem:

  • Economia na conta de água e esgoto;
  • Valorização do imóvel;
  • Conservação dos recursos hídricos disponíveis;
  • Preocupação com o meio ambiente;
  • Redução do risco de enchentes;
  • Retorno financeiro a curto prazo;
  • Redução do risco de enchentes e erosões em áreas urbanas;
  • Redução do escoamento superficial;
  • Instalação de baixa complexidade.

Muito massa, como faço pra ter um desses em minha casa?

Se você está em Santa Catariana é bem simples e barato! A EPEC (UFSC) é uma empresa júnior atuante no ramo de Engenharia Civil que pode realizar o projeto a você, basta entrar em contato! (Clique aqui)

Referências

Aproveitamento de água de chuva de baixo custo para residências urbanas. Disponível em: http://www.sempresustentavel.com.br/hidrica/aguadechuva/agua-de-chuva.htm. Acesso em: 19 mai, 2020.

Ebook EPEC. Disponível em: https://epec-ufsc.com.br/captacao-de-agua-da-chuva/guia-rapido-captacao-de-agua-da-chuva/. Acesso em 19 mai, 2020.

Compartilha:

Guilherme Narciso Lee
Guilherme Narciso Lee Trainee Técnico em Eletrônica e Graduando em Engenharia Elétrica
narcisolee2002@gmail.com (92) 99214-7976 LinkedIn
C2E
C2E Empresa Júnior de Consultoria em Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Santa Catarina
c2e.eel@gmail.com + 55 48 3721-7509 LinkedIn