Publicado em

Cinco dúvidas comuns sobre a energia solar fotovoltaica

Geração compartilhada: painéis solares fotovoltaicos

Como em qualquer outro investimento, é comum que as pessoas fiquem com certas dúvidas quanto ao funcionamento e as possibilidades do sistema de energia solar fotovoltaica. Pensando nisso, a C2E preparou esse artigo levantando as cinco dúvidas mais comuns sobre a energia solar fotovoltaica.

O que acontece quando o sistema fotovoltaico gera energia além do que é consumida?

Essa resposta depende se você está utilizando o modelo On Grid ou Off Grid. 

O sistema fotovoltaico On Grid é aquele que vai conectado a rede de distribuição, e também é o mais popular. Nesse caso, se o sistema gerar mais energia do que é consumida, a unidade consumidora receberá créditos da distribuidora. Dessa forma, esses créditos serão descontados no valor da próxima fatura de energia elétrica, o que resulta na economia.

Já o sistema Off Grid não vai conectado a rede de distribuição, e sim a bloco de armazenamento (sendo as baterias). Dessa forma, as baterias serão responsáveis por armazenar a energia gerada além do consumo. E, em casos que o sistema não consegue fornecer energia suficiente para o consumo, a rede elétrica da unidade consumidora utilizará a energia armazenada.

Quanto tempo dura o sistema fotovoltaico?

A vida útil mínima dos painéis fotovoltaicos é de 25 anos, mas é comum encontrarmos esses equipamentos funcionando em bom estado até os 30 anos. Depois disso, o sistema continua funcionando, porém, com uma eficiência reduzida em aproximadamente 20%.

Em quanto tempo eu recupero o meu investimento?

O tempo de retorno do investimento é mais conhecido como payback. Isso varia muito da região onde o sistema é instalada, mas em média o payback fica entre 5 a 8 anos.

É verdade que o sistema fotovoltaico pode valorizar o meu imóvel?

Sim! E para entender o motivo disso é simples: imagine que você vá adquirir um imóvel, você não iria preferir um que gerasse a própria energia? 

Uma prova disso é um estudo do Laboratório Nacional Lawrence Berkeley aponta uma valorização de até 6% em imóveis que tem o sistema fotovoltaico instalado. No Brasil essa valorização pode ser ainda maior, visto que nosso país tem um potencial de incidência solar muito grande.

O sistema fotovoltaico é o mesmo do sistema de aquecimento solar?

Não, esses dois sistemas são diferentes em função e tecnologia. O sistema fotovoltaico utiliza da radiação solar para gerar energia elétrica, utilizando as células fotovoltaicas. Já o sistema de aquecimento solar ou fototérmico utiliza a radiação para aquecer a água, utilizando os coletores solares.

Aprenda mais sobre a energia solar fotovoltaica

Você quer aprender mais sobre a energia solar fotovoltaica? Nós fizemos um artigo completo falando sobre esse assunto, você pode acessá-lo clicando aqui.

Compartilha: