Publicado em Leitura: 10 min.

A programação e a Engenharia

Como estão a programação e a engenharia conectados? Por que e como essa relação afeta nosso entendimento de desenvolvimento e tecnologia?

Apresentação do tema

A fundamentalidade da engenharia para o funcionamento de nossa sociedade é de certa maneira algo fútil de se explicar. Digo, há numerosos exemplos de sua contribuição em nossa volta, seja construções, aparelhos controláveis, sistemas de infraestrutura sofisticados, dentre outros. No entanto, sua importância se estende a campos aos quais a maioria não tem ideia de que poderia ter raízes de sua influencia lá, tais como o mercado financeiro, estruturas empresarias, medicina e etc… Não é de se estranhar que por ser uma área tão ampla e diversificada, que atraia milhões de pessoas com personalidades e sonhos totalmente diferente as suas belezas.

Já quando nós falamos da programação, ou softwares ou plataformas digitais ou… Enfim, chega de termos correlacionados.  Continuando; aos leigos, a ideia de sua essencialidade é ainda mais restrita se comparada com o conceito idealizado e nos informado do que seria “Engenharia”. Digo, pois se tende a se ter uma noção de estar ligado ao celular, computador e jogos, por ser algo ainda distante de nosso realidade. A verdade é que não nos é introduzido esse tema muito bem em nosso país se comparado a outros países de primeiro mundo que incorpora a tecnologia ao ensino (muito romantismo não?) . Verdade seja dita, nem mesmo a própria definição de engenharia nos é introduzida corretamente pela nossa cultura educacional falha e infelizmente pobre, talvez seja por isso que em pleno 2020 sejamos um país de terceiro mundo (critica social precisa do autor né? Tec, tec ,tec).

Entretanto de fato, a programação é um campo quase tão amplo quanto a real forma da engenharia. Seus campos de influência são extremamente vastos, e ainda mais surpreendentes no que se refere a imprevisibilidade de que o assunto realmente faria parte de sua realidade. Fato é que estes são quase os mesmos do que com os ramos de fundamentalidade da engenharia (não se preocupe, explicarei isso mais tarde no texto). Seria isso uma coincidência?

Correlacionar a programação ou controle de programáveis e a engenharia por si só parece ser bem lógico quando se tem a visão real dos dois. Claro, ambos estão altamente definidos na conjuntura tecnológica como referenciáveis claros a fatos como máquinas, por exemplo. Porém, estes não estão fundidos por definição apenas por esse motivo e sim também pela consistência dos mesmos, ou seja, seu significado. Portanto, nada mais sensato e lógico introduzir esta temática explicando o que cada um deles realmente significa.

Começando com o conceito de engenharia… Segundo o site “conceito.com”, a definição seria: “A engenharia é o estudo e a aplicação dos vários ramos da tecnologia. O profissional neste âmbito recebe a designação de engenheiro. … Noutros termos, através de técnicas, desenhos e modelos, e com o conhecimento proveniente das ciências, a engenharia pode resolver problemas e satisfazer necessidades humanas.” E qual seria o conceito de programação?

Introdução a programação

Para introduzir o conceito, nada mais justo explicar a história da mesma, não é? Esse é um tema extremamente vasto e felizmente esse vídeo (https://www.youtube.com/watch?v=Tr9E_vzKRVo) é o melhor que eu já vi para lhe contar propriamente.

Então, do que realmente a programação se trata? A programação se constitui em automatizar processos manuais. O quê?! Só isso? Sim, só isso. Mas o fato de ser um conceito simples é o motivo por se fundamentalizar e consistir em várias partes e ambientes diferentes. Agora vai um exercício mental, de verdade! Tente imaginar um processo ou atividade que você faz totalmente manual do início ao fim, sem nenhum manual ou algo do gênero. Difícil né? Até o ato de sentar em uma cadeira tem participação de meios de terceiros, através da cadeira obviamente. Este sendo, um objeto simples mais ao mesmo tempo programado para está função. Outro exemplo, uma lata de leite em pó. Até ela foi programada para esta função. “Mind blowing” (do inglês, SURPREENDENTE!) , não é mesmo?

A importância da programação na engenharia e áreas de aplicação 

 

 

Logo, seria correto dizer que o engenheiro programa estruturas para alguma função (fundindo os conceitos, claro)?  Todavia, e enquanto a programação técnica (linguagens de programação UwU) ? Aquela voltada para a parte bruta e um pouco diferente do conceito de programação “normal”? Bem ela está mais presente do que nós realmente achamos também. Para a parte “bruta” do processo (me refiro ao ato de usar programação científica em projetos), tem um vídeo muito bom (o que?! Outro? O autor tá com preguiça de explicar?) que exemplifica muito melhor em palavras do que eu conseguiria (https://www.youtube.com/watch?v=cKBcRy_aXsI).

Partindo para a parte útil da dissertação, (o que?! Toda aquela parte com linguajar difícil não era útil? Li toda aquela parte a toa?) porque, como eu disse, é fundamental introduzir o conceito de tudo para desenvolver o tema.

Existem vários ramos de atuação para a programação voltadas para engenharia, e como já foi explicado durante todo o processo do texto (não de maneira exatamente objetiva não é?) TODAS as áreas da engenharia estão entrelaçadas com a programação propriamente dita. Entretanto, em algumas a sua importância não é só conceitual/secundária e sim como “esqueleto e músculos” de sua fundamentalidade, tais como:

  • Engenharia da Computação
  • Engenharia de Software
  • Engenharia Eletrônica
  • Ciências da Computação (Apesar de não ter engenharia no nome, este ramo faz parte da engenharia como conceito acadêmico. Muitos discutem se realmente ela é uma engenharia, e eu sou um dos que concorda com a afirmação de que ela é)

Para saber mais, melhor procurar mais afundo sobre a temática de todos em artigos especializados.

A engenharia elétrica e a programação 

E a engenharia elétrica, no que a programação “propriamente dita” se relaciona com este ramo? Além das várias plataformas que são usadas em projetos de circuitos e plantas elétricas (Autocad, Proteus, Tia Portal que digam não é mesmo), existem outras importância para tal. É possível automatizar processos matemáticos ou outros tipos de naturezas distintas através de vários tipos de softwares diferentes, independentemente da plataforma (sejam eles desktop, mobile, web… Não importa.), com funcionalidades e lógicas por trás totalmente distintas. Verdade é que o pensamento lógico, estruturado e os algoritmos envolvidos são os mais proveitosos que se tira deste assunto, mesmo pra quem não gosta de programar, não é atoa que existe a matéria de “Introdução a Programação” no início do curso não é mesmo ( ͡~ ͜ʖ ͡°).

 

Conclusão 

Creio que tenha sido exemplificado bem o porquê de ser tão importante correlacionar ambos os assuntos, e as vezes tratar ambos como se fossem um. Tentei resumir bastante para não ficar um livro (:v, talvez tenha ficado muito pequeno “by the way”). Mas por se trataram de conceitos extremamente abrangentes é importante que haja um aprofundamente neste assunto, pois através dele se é capaz de ter uma boa ideia no que se consiste o mundo tecnológico como um todo e como ele se relaciona conosco em TODOS os aspectos de nosso cotidiano, e por mais estranho que soe, como o mesmo se incorpora na nossa cultura e no que nos diferencia dos demais animais e nos classifica como seres racionais, porém, que estão longe de alcançar em sua totalidade o que chamamos de “razão”.

Referências

Comentário de Dennis J Fraley. Disponível em: https://www.quora.com/Is-computer-science-an-engineering-discipline-If-so-why-is-it-not-called-computer-science-engineering. Acesso em 19 jun, 2020.

Luiz, Cláudio. O que é engenharia? 12 mai, 2009. Disponível em: https://www.docsity.com/pt/o-que-e-engenharia/4706993/. Acesso em :16 jun 2020.

 

Salazar, Roberto. Why Should Every Engineer Start Considering Developing Analytical and Programming Skills? Out 20, 2019. Disponível em: “https://towardsdatascience.com/why-should-every-engineer-consider-start-developing-analytical-and-programming-skills-d510eadb146c” .Acesso em: 18 jun, 2020.

Compartilha:

Guilherme Narciso Lee
Guilherme Narciso Lee Trainee Técnico em Eletrônica e Graduando em Engenharia Elétrica
narcisolee2002@gmail.com (92) 99214-7976 LinkedIn