Publicado em

Crise hídrica: tudo que você precisa saber sobre

torres de energia representando a crise hídrica

O Brasil enfrenta hoje o que muitos especialistas consideram a pior crise hídrica dos últimos 91 anos. Esse problema impacta não só na disponibilidade de água, mas também de energia.

Então, nesse artigo explicaremos tudo o que você precisa saber sobre a crise hídrica e como ela impacta o seu dia-a-dia.

A crise hídrica e a dependência das hidrelétricas

imagem de uma usina hidrelétrica no fundo com o nivel de agua baixo, por conta da crise hídrica

Primeiramente temos que entender que cerca de 65% da energia brasileira provém de hidrelétricas. Ou seja, 65% da energia fornecida ao país dependem dos níveis de água nos reservatórios.

Quando o nível abaixa a capacidade produtiva diminui e a geração de energia elétrica, consequentemente, torna-se mais cara e mais difícil. É o que está acontecendo agora, devido a falta de chuvas.

Nova bandeira tarifária

Quando a geração de energia fica mais cara, a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) repassa esse custo ao consumidor (nós) através de taxas extras na conta de luz. São as famosas bandeiras tarifárias. Se quiser entender melhor sobre elas, clique aqui.

Até então existiam 4 bandeiras tarifárias. Cada uma possui um valor e são acionadas de acordo com a dificuldade e o custo de se gerar energia elétrica no país.

Mas a crise hídrica pela qual estamos passando é tão grave que a ANEEL viu a necessidade de criar uma 5ª bandeira, mais cara que todas as outras, para suprir os gastos.

Eles a denominaram de bandeira escassez hídrica. Seu valor é de R$ 14,20 para cada 100 kWh consumidos e ela deve durar até abril de 2022.

Desconto na conta de luz para amenizar a crise hídrica

A fim de tentar amenizar a crise hídrica e economizar energia, o governo anunciou um programa de descontos na tarifa de energia.

A medida valerá de setembro a dezembro e a economia será medida em comparação com o mesmo período do ano passado.

Além disso, só ganhará o desconto quem tiver uma economia de pelo menos 10% e no máximo 20% (você pode economizar mais que isso, mas só receberá o equivalente aos 20%).

Ok, mas então quanto eu vou receber de desconto?

Quem atingir a economia de pelo menos 10% terá um desconto de R$ 0,50 para cada kWh (quilowatt-hora) economizado (dentro da meta de 10% a 20%).

Programa para indústrias

Por outro lado, o governo também anunciou um programa para reduzir o consumo de energia das indústrias no horário de pico, quando a demanda é maior.

As indústrias que estiverem aptas a participar deverão dizer quanto pretendem economizar no período de pico, sendo o mínimo de 5 MWh.

Também, a economia pode ser feita em lotes com duração de 4 a 7 horas e com lotes mínimos de 5 MW para cada hora de duração.

Reduza seus gastos com a C2E

Se quiser reduzir a conta de energia da sua indústria, entre em contato com a C2E através do e-mail consultoriac2e@gmail.com. Nós faremos uma análise tarifária para você.

Compartilha: