Publicado em

Análise Tarifária: o que é e como funciona?

Análise Tarifária

No nosso artigo Como ler a fatura de energia da sua empresa e alguns outros já mencionamos que você pode economizar na conta luz com a Análise Tarifária. Mas, você sabe do que realmente se trata esse termo? O objetivo deste artigo é, justamente, explicar o que é a Análise Tarifária e como funciona esse processo, assim você estará um passo a frente para começar a economizar energia. Vamos lá?

O que é Análise Tarifária?

A Análise Tarifária é o estudo realizado sobre a fatura de energia elétrica de uma determinada empresa por um profissional capacitado. Nesse estudo, o responsável analisa a situação atual—como os custos nos horários de ponta e fora-ponta, o grupo tarifário e a modalidade tarifária—e com esses dados ele determina as alterações de contrato que gerarão maior economia para a empresa. Agora, talvez você tenha ficado na dúvida sobre os termos citados (horário ponta/fora-ponta, grupo tarifário e modalidade tarifária), por isso vamos explicar melhor sobre eles nos próximos tópicos.

Horário ponta e fora-ponta

Como há diferença de demanda de energia em diferentes horários, as distribuidoras definiram dois períodos com suas respectivas tarifas: o horário ponta e o horário fora ponta.

Esse período varia segundo a distribuidora. No caso da Celesc em Santa Catarina, o horário ponta vai das 18:00 até as 21:00, e o horário fora ponta se estende das 00:00 até as 17:59 e das 21:00 até as 23:59.

Mas, caso o seu contrato de energia seja com outra distribuidora, você pode entrar em contato com ela para tirar as dúvidas sobre os horários ou até mesmo procurar no site da mesma.

Grupos Tarifários

Os grupos tarifários são uma forma de classificar os consumidores, sendo divididos por nível de tensão consumida. São eles:

  • Grupo A – Composto pelas unidades consumidoras com fornecimento em tensão igual ou superior a 2,3 kV, ou atendidas a partir de sistema subterrâneo de distribuição em tensão secundária
  • Grupo B – Composto pelas unidades consumidoras com fornecimento em tensão inferior a 2,3kV

Em seguida, o Grupo A é dividido nos seguintes subgrupos:

  • A1 – 230 kV ou mais.
  • A2 – 88 a 138 kV
  • A3 – 69 kV
  • A4 – 2,3 a 44 kV
  • AS – Menor que 2,3 kV (atendimento subterrâneo)

Como a Análise Tarifária tem maior importância sobre o Grupo A, falaremos apenas dele neste artigo.

Modalidade Tarifária

A modalidade tarifária define a forma que o consumidor será cobrado pela energia utilizada. Assim, existem duas modalidades tarifárias diferentes, porém apenas os subgrupos A4 e AS podem escolher entre a modalidade azul ou verde. Já os demais subgrupos (A1, A2 e A3) estarão sempre na modalidade tarifária azul. Vejamos as suas características:

  • Modalidade Tarifária Azul – Na tarifa azul, o consumidor faz duas contratações de demanda: uma para o horário de ponta e outra para o horário de fora-ponta. Analogamente, o mesmo vale para o consumo de energia, a distribuidora cobra separadamente os períodos de ponta e fora-ponta.
  • Modalidade Tarifária Verde – Na tarifa verde, o consumidor faz apenas uma contratação de demanda, e ela valerá tanto para o horário ponta como para o horário fora-ponta. Quanto ao consumo, a distribuidora cobra apenas o valor mais alto dos dois períodos.

Como funciona a Análise Tarifária?

Aqui na C2E, fazemos a Análise Tarifária nas seguintes etapas: diagnóstico, estudo e contrato.

Primeiramente, no diagnóstico, recolhemos um histórico de faturas da empresa (geralmente pedimos dos últimos 12 meses) para obter os dados de grupo tarifário, modalidade tarifária e valor de cobrança das faturas.

Em seguida, realizamos o estudo sobre a fatura, isto é, testamos diferentes alternativas de contratação e buscamos pela aquela que traz maior economia. Além disso, verificamos se haverá necessidade de corrigir o fator de potência que, quando irregular, tem grande impacto sobre a conta de luz.

Por fim, fazemos a alteração de contrato diretamente com a distribuidora, livrando você de qualquer desconforto com burocracias.

Fácil né? 

Faça um diagnóstico gratuito com a C2E

Como você já percebeu, na C2E realizamos o serviço de Análise Tarifária. Ainda mais, nós fazemos a etapa de diagnóstico totalmente gratuita. Dessa forma, você pode ficar tranquilo para decidir se vai dar continuidade na sua análise.

Ficou com alguma dúvida? A C2E te ajuda! É só entrar em contato pelo e-mail consultoriac2e@gmail.com e responderemos em seguida.

Compartilha: